12 de agosto

A força da sustentabilidade na construção civil

sustentabilidade na construção civil é uma necessidade mundial. Segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB), esse é o setor industrial que mais consome recursos naturais, além de responder por 50% dos resíduos sólidos gerados pela atividade humana. 

No Brasil, mais de um terço de todos os materiais extraídos na natureza vão para a construção. Com isso, a busca por modelos produtivos mais sustentáveis e economicamente eficientes avança no mercado. Impulsionando profissionais a adotar soluções eco-friendly nas criações. 

Atualmente, a construção civil conta com uma série de tecnologias, materiais e modelos de trabalho para tornar o segmento mais ecologicamente correto. Isso faz com que os arquitetos e designers tenham a sustentabilidade como ponto de partida na criação dos projetos

Importância da sustentabilidade na construção civil 

De acordo com dados do Instituto Green Building Council Brasil, um projeto sustentável consome 40% menos água, emite 35% menos CO2 e reduz em 65% os desperdícios. Conforme ranking Green Business Certification Inc. (GBCI), o Brasil é um dos cinco países com maior número de empreendimentos sustentáveis no mundo

O conceito de sustentabilidade é baseado em três pilares:

  • Social;
  • Ambiental;
  • Econômico. 

Portanto, a temática de sustentabilidade na construção civil não se limita na preservação do meio ambiente. Engloba-se, também, o impacto social dos empreendimentos. Nesse caso, a geração de emprego e renda, melhoria na qualidade de vida das pessoas, modernização da infraestrutura das cidades, entre outros.  

Ou seja, a economia sustentável é um ciclo que gera impactos positivos de forma direta e indireta em diversos campos. Pensar em um modelo sustentável de produção é assegurar o desenvolvimento das atividades ao longo das gerações. 

sustentabilidade na construção civil

Exemplos de sustentabilidade na construção civil 

Um projeto não precisa, necessariamente, de grandes intervenções para ser sustentável. Soluções inteligentes, quando bem executadas, geram impactos positivos. Por exemplo, sistema de captação de água da chuva para uso na limpeza, aplicação de telhado verde, uso de cores claras e instalação de placas solares.

Cerca de 50% de toda a energia produzida no Brasil é destinada para suprir o consumo residencial. Desse montante, um volume considerável poderia ser economizado por meio de projetos que otimizassem a luz natural ou aplicassem tecnologias mais econômicas. 

Tal como uma planta residencial, na qual o arquiteto posiciona corretamente as portas e janelas, para otimizar a entrada de luz e ventilação natural. Consequentemente, isso reduz o consumo de energia elétrica e melhora o conforto dos moradores. 

Uma tendência na construção civil é a Biofilia, que busca reaproveitar os elementos naturais no larpara proporcionar conexão entre os seres vivos. Isso pode ser aplicado por meio de plantas nas áreas internas e no uso de elementos como madeira, pedra e fibras naturais em móveis e artigos de decoração. 

Outra tendência sustentável na construção civil é o sistema de Modelagem de Informações da Construção (BIM – Building Information Modeling). Essa solução consiste em desenvolver uma espécie de cópia virtual do empreendimento, na qual é feita simulações e avaliações antes da construção. Com isso, reduz tempo de obra, otimiza mão de obra, evita desperdícios de material, entre outros benefícios. 

Sustentabilidade na escolha dos fornecedores 

sustentabilidade na construção civil também envolve a escolha dos fornecedores. Cada vez mais, as empresas estão buscando inovar e trazer soluções sustentáveis para o mercado, auxiliando os profissionais na criação de projetos amigos da natureza

Esse é o caso da Marel Design Mobili. A empresa entende que o futuro depende da ação de todos, e que cada agente possui uma responsabilidade para com o meio ambiente. Por isso, adota práticas sustentáveis nas atividades.  

A começar pela geração de empregos diretos e indiretos, por meio de lojas de móveis planejados em todo o Brasil, frota própria e moderno parque fabril. Assim como o PROBEM – Progama de Responsabilidade Marel com os colaboradores. Com esse programa, projetos que promovem o bem-estar social e a defesa do meio ambiente 

Os produtos Marel são fabricados com matéria-prima ecologicamente correta. Com origem sustentável, eles também possuem alta durabilidade, reduzindo a necessidade de manutenções e/ou trocas, que geram resíduos para o meio ambiente. 

Com práticas sustentáveis na construção civil, em todas as etapas na criação de um lar, desde a etapa de projeto até a mobília e decoração de interiores, é possível melhorar a qualidade de vidas das pessoas, mas sem deixar de lado o compromisso com o meio ambiente e as futuras gerações. 

Conheça alguns projetos desenvolvidos com os produtos Marel Design Mobili!

Agência WX
por Agência WX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *