03 de janeiro

Sustentabilidade e ecodesign: mais que tendências na decoração de ambientes

Sustentabilidade não é só uma tendência, é uma necessidade urgente. Com o consumo cada vez mais acelerado, os recursos naturais estão ficando cada vez mais difíceis de serem renovados.

A Marel Design Mobili participou da Casa Vogue Experience 2018, um dos maiores eventos de design de interiores do Brasil, com objetivo de levar todas as novidades da marca para arquitetos e designers. Durante o evento, o ecodesign e a sustentabilidade foram pautas recorrentes nos workshops realizados. Isso porque, hoje, diversos arquitetos e designers têm a sustentabilidade como ponto de partida na hora de desenvolver um novo projeto.

Em uma das palestras, Fe Cortez, Carol Piccin e Fernanda Paes Leme comentaram sobre a importância da regeneração e do reaproveitamento, com a necessidade de olharmos o ciclo completo de produção.

Neste cenário, os designers e arquitetos têm destaque ao influenciar o mercado consumidor e industrial, propondo novas soluções de matérias-primas e novas ideias para aumentar o ciclo de vida dos produtos, como a utilização de materiais abundantes na região em que o projeto será executado, diminuindo o impacto ambiental dos projetos.

O arquiteto Maurício Arruda, apresentador do programa Decora, na GNT, palestrou no Casa Vogue Experience 2018 sobre como o ecodesign não é apenas sobre o reaproveitamento de materiais, mas sobre não impactar a vida das pessoas. Pois, quando falamos sobre sustentabilidade, abrangemos toda uma nova mentalidade de desenvolver produtos que sejam duráveis e de alta qualidade, aumentando a vida útil de um bem adquirido. Dessa forma, o impacto na vida dos stakeholders (todos os envolvidos na produção ou consumo de algo), é menor, graças às alternativas sustentáveis de reutilização e responsabilidade social.

Marel
por Marel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *