23 de setembro

Open concept: conheça essa tendência em móveis planejados

Nos últimos anos, o minimalismo ganhou força e se tornou uma tendência consolidada. A filosofia do “menos é mais” ganhou adeptos em todas as partes do mundo, ocasionando verdadeiras mudanças de vida e, claro, de consumo. No design de interiores, um dos reflexos do minimalismo é a tendência do open concept, ou, conceito aberto, em tradução livre. 

Derrubar paredes (quando é possível) para integrar espaços passou a ser uma solução em decorrência da redução do espaço médio das moradias. Essa alternativa de aproveitamento de espaço, somada à tendência minimalista, trouxe inúmeras mudanças de pensamento na arquitetura e decoração. 

Uma das máximas do minimalismo é eliminar tudo o que não é essencial, deixando espaço para apreciar aquilo que realmente importa. Não demorou para que isso refletisse nos projetos de móveis. Um móvel planejado minimalista possui linhas e formas simples, sem exageros ou extravagancia, são extremamente funcionais, mas sem deixar de lado a qualidade e o acabamento. 

É justamente com essa proposta que os móveis open concept surgem para trazer mais sofisticação aos apreciadores de um estilo contemporâneo. Falaremos mais sobre isso a seguir! 

Menos é mais na era dos excessos 

O termo conceito aberto começou a fazer parte da arquiteta por volta do século XX, quando a ideia de juntar áreas de convivência se tornaram comuns. Atualmente, com as cidades crescendo e a população se multiplicando pelas áreas urbanas, a demanda por espaços confortáveis tem exigido soluções criativas. 

Esse é o caso do open concept. Além de melhorar o aproveitamento dos espaços e permitir melhor circulação, ambientes abertos promovem mais socialização entre os moradores. Por exemplo, enquanto alguém está na cozinha essa pessoa pode ver e interagir com quem está na sala. 

Uma vez integrados, os cômodos necessitam de projetos de móveis que promovam funcionalidade e harmonia para os espaços. Combinando essa linha de pensamento, com a essência do minimalismo, temos o advento dos móveis abertos, que se desprendem de partes permitindo apenas o essencial. 

Open concept

Móveis open concept

Cozinhas open concept se tornaram o desejo de muitas pessoas. Modernas e elegantes, elas proporcionam praticidade além do fator estético. No caso de móveis abertos para cozinha, armários sem portas, prateleiras suspensas, nichos e sistemas de ferragens fazem sucesso. 

Outra proposta interessante de móvel open concept é o closet. Sem as tradicionais frentes e lados, esse móvel aposta em prateleiras suspensas e araras para criar um efeito similar aos de butiques de marcas luxuosas. Além disso, o móvel aberto proporciona acesso facilitado ao seu interior. 

Outra vantagem de um móvel com esse estilo é apelo visual. Como o interior fica todo visível, as próprias peças se tornam elementos decorativos. Dessa forma, integrar iluminação embutida em led ou spots para dar destaque em um único ponto cria um efeito surpreendente. Aquela bolsa ou sapato de grife ganha um charme a mais no móvel. 

Coleção Urban

A Coleção Urban é perfeita para compor projetos de móveis planejados open concept. Essa linha é inspirada na vida agitada dos centros urbanos, em que não há tempo para se perder. Alinhando forma à função, no melhor estilo propagado pela Bauhaus, a Urban Collection consagrou o minimalismo como fonte de inspiração. O legítimo laccato italiano conheceu linha retas, cores neutras e uma simplicidade despojada de todo ruído visual.

Baixe nosso catálogo e saiba mais! 

Agência WX
por Agência WX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *