11 de agosto

Os diferentes layouts para uma cozinha funcional e sofisticada

Ter uma cozinha toda equipada, moderna e sofisticada se tornou o sonho de muitas pessoas. Esse ambiente, que pode ser trabalhado de forma isolada ou integrado com o restante do lar, possibilita uma infinidade de composições. Dessa maneira, é possível criar uma cozinha funcional e totalmente personalizada às necessidades e estilos dos moradores. 

Entretanto, no quesito funcionalidade, é preciso atenção para que o projeto respeite alguns critérios. Por exemplo, possuir um layout compatível com o tamanho do espaço, dispor de forma inteligente as áreas da cozinha, conter iluminação adequada e manter uma estética harmônica. 

Pode parecer complexo, mas com o domínio de algumas técnicas e olhar refinado e apurado, a cozinha dos sonhos se torna real. Confira, a seguir, as diferentes opções de layout para cozinhas e dicas para criar uma cozinha funcional e sofisticada. Além disso, separamos alguns exemplos de projetos exclusivos Marel, trabalhados com requinte e muita sofisticação para você se inspirar. 

O layout perfeito para uma cozinha funcional 

O layout de uma cozinha é a maneira como ela será distribuída no ambiente. Nesse caso, é preciso entender qual a metragem do cômodo e a rotina dos moradores. Em moradias mais compactas, uma grande tendências atualmente, a otimização do espaço é ainda mais fundamental. 

Já residências onde a metragem não é um limitador, explorar outras configurações é uma opção, como a instalação de uma ilha gourmet, por exemplo. Tudo é uma questão de analisar o estilo das pessoas e as tarefas que serão executadas naquele local. 

Por exemplo, uma família com crianças que tem o hábito de fazer refeições em casa, pode preferir uma cozinha mais espaçosa. Nesse caso, há necessidade de projetar áreas de circulação maiores e armários espaçosos para guardar mais utensílios e alimentos. 

Já um casal sem filhos, ou uma pessoa solteira, mas que está sempre recebendo amigos para um almoço ou jantar preparo em casa, pode abrir mão de um espaço tão amplo, para acomodar uma bancada de cozinha mais luxuosa, ou apostar em um ambiente integrado com a sala, para ninguém ficar isolado das conversas. 

Tipos de layout para cozinha:

Cozinha linear

Ideal para cozinhas compactas. Neste modelo, fogão, pia, geladeira e armários formam um corredor. Quando bem planejadas, se tornam extremamente funcionais. A recomendação é que a pia fique no meio do fogão e da geladeira, e entre eles exista uma bancada de apoio.

Cozinha paralela/corredor

Modelo em que duas bancadas alinhadas são posicionadas uma em frente a outra. Usada em cômodos estreitos, mas longos, com área para um corredor de, no mínimo, 120 cm, que possibilite a passagem de duas pessoas. 

Cozinha em L

A cozinha em “L” aproveitar as paredes ortogonais no projeto. Esse layout abre espaço para ser posicionada uma mesa de refeições na cozinha, com um bom espaço de circulação. 

Cozinha em U

Neste tipo, a cozinha usa três paredes do ambiente para posicionar bancadas, móveis e eletrodomésticos. Essa configuração é mais indicada para cozinhas médias ou grandes, já que precisa de um espaço de corredor de cerca de 150 cm. 

Cozinha em G

Similar à cozinha em U, com uma lateral a mais. Normalmente, esse espaço se transforma em uma bancada de apoio para refeições rápidas ou uma extensão da superfície de trabalho. 

Cozinha com Ilha 

Inspirada no estilo americano, é uma ótima opção para quem adora o conceito aberto e integrado com outros ambientes. A cozinha com ilha não tem nenhuma conexão com o redor, por isso, exige uma área de circulação maior de, pelo menos, 80 cm de cada lado. 

Demais elementos que fazem uma cozinha funcional

  • Pisos e revestimentos devem ser selecionados considerando a conservação e manutenção do ambiente. Materiais resistentes à umidade são os mais indicados;
  • A cozinha deve ser planejada para que tudo fique “à mão”, ou seja, itens, alimentos e utensílios precisam estar acessíveis de forma simples e confortável;
  • Design moderno e alinhado com as últimas tendências fazem toda a diferença na experiência das pessoas com a cozinha. Por exemplo, mobiliário com armários abertos ou uso de ferragens com sistema de amortecimento; 
  • A iluminação deve ser confortável e ajudar nas atividades, para isso, o projeto luminotécnico deve prever pontos de luz para facilitar a visualização da área;
  • Otimização é praticamente uma lei na cozinha funcional, ainda mais quando o projeto tiver limitação de espaço. Aposte em soluções inteligentes, como divisórias de armários e gavetas, lixeiras embutidas, prateleiras móveis, entre outras; 
  • Cores e padrões devem ser trabalhados de forma harmônica. Paletas de cores mais neutras, como bege, cinza, marrom e branco, fazem sucesso e são apostas certas para não erras. Entretanto, você pode fugir do básico e apostar em um visual mais despojado, com toques de cores ou padrões diferentes;
  • Aposte em elementos naturais. Vasos com plantas, ervas aromáticas, temperos para usar no preparo das refeições, ou uma bela flor para deixar a cozinha mais viva. 

Cozinhas modernas e funcionais: conheça projetos exclusivos do anuário Marel 

Confira alguns exemplos de cozinhas elegantes e funcionais, trabalhadas de forma personalizada pelos nossos parceiros.

Quando o espaço permitir, aproveite ao máximo a iluminação natural. 

cozinha funcional
Sávio Rossetto e Mateus Santos – Marel Francisco Beltrão

cozinha planejada Marel
Rita Carrasco – Marel Santos

A madeira combina perfeitamente com estilos mais modernos, trazendo aconchego e quebrando a “frieza” do metal dos eletrodomésticos

Paola Lepez Arquitetura – Marel Santos

Spots cumprem com a iluminação pontual, além de um efeito estético, facilitam a visualização, preparo e higiene dos alimentos. 

cozinha planejada funcional
Ana Amélia Interiores – Marel Santos

Acessórios fazem toda a diferença no layout da cozinha. Neste projeto, os puxadores dourados trazem um toque de sofisticação e elegância. 

cozinha funcional
Arquitetas A & C – Marel São Luís

Acesse agora mesmo nosso anuário e confira todos os projetos com as soluções Marel!

Agência WX
por Agência WX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *