09 de agosto

Conheça as 5 áreas de uma cozinha perfeita!

A busca pela cozinha perfeita se tornou o objetivo de muitas pessoas. Esse ambiente, que por muitos anos se restringia a função de preparar alimentos, de forma solitária e isolada, passou a ser um centro de experiências e convivência no lar.

É nela que as famílias desfrutam de refeições em harmonia ou recebem os amigos para um jantar especial. Não por acaso, é chamada coração da casa. Hoje em dia, projetos de cozinhas open concept, integradas aos demais espaços da residência, por exemplo, são cada vez mais comuns.

Ganhando luxuosas ilhas gourmet ou penínsulas modernas, com projetos de móveis planejados de alto padrão que atendem todos os estilos e gostos, as possibilidades de criar a cozinha perfeita são praticamente infinitas.

Afinal, além de um ambiente que forneça soluções práticas e funcionais para as necessidades do dia a dia, a cozinha perfeita precisa ser bela e requintada para acolher as pessoas e “conversar” com o restante da decoração do lar.

Para entender um pouco melhor sobre o assunto, confira as cinco áreas que toda cozinha precisa ter!

Despensa 

Por se tratar do local onde os alimentos são armazenados, higiene e organização são fundamentais nesta parte. Uma despensa limpa e organizada faz toda a diferença, por isso, é importante que a estrutura ofereça condições para que os alimentos sejam acondicionados de forma organizada e prática. 

Para isso, o projeto deve contar com ótima divisão interna dos armários, com nichos e prateleiras, assim como seja feita com materiais e revestimentos resistentes à umidade.

Armazenagem de Louça

Os armários da área de armazenagem de louça são dedicados a guardar todos os itens que vão à mesa. Por exemplo, copos, taças, talheres, pratos, panelas, travessas, etc.

Assim como a despensa, esse setor precisa contar com boa divisão, e material resistente, de forma que os itens possam ser armazenados de forma organizada para que os mesmos possam ser manuseados de forma facilitada.  

Nada mais desconfortável e perigoso do que ter que ficar subindo em bancos para pegar coisas, ainda mais se tratando de itens usados diariamente. 

Preparação, cocção e área de pia 

Por se tratar de uma parte de trabalho, as últimas três áreas de uma cozinha perfeita (preparação, cocção e área de pia) funcionam de forma conectada. Por isso, é importante que o projeto considere a funcionalidade dessa área. 

Normalmente, a cozinha é projetada formando um triângulo cujos vértices são: geladeira, pia e fogão. Isso e feito para garantir fluidez no trabalho, ou seja, a pessoa pega o alimento na geladeira, leva à pia para limpar/prepara e depois ao fogãopra cozinhar. 

Além de considerar o fluxo que acontece nessa parte, o projeto dessas três áreas precisa estipular espaço para acomodar os equipamentos. Por exemplo, lava-louças, fogão, coifa, micro-ondas, forno elétrico, eletro portáteis, etc. além de utensílios de uso rápido, como temperos, panelas e talheres. 

Cozinhas Marel: funcionalidade, elegância e personalidade na cozinha perfeita

Combinando toda a funcionalidade, organização e conforto que uma cozinha perfeita deve ter, com estética, tecnologia e design inovador, a Marel desenvolve projetos personalizados de alto padrão. 

Isso significa que cada cliente tem a certeza de contar com um ambiente desenvolvido nos mínimos detalhes para refletir a sua identidade e estilo, além de contar com um projeto que atende com conforto e soluções inteligentes as necessidades da família. 

Confira alguns projetos personalizados com os produtos Marel e inspire-se para criar a sua cozinha perfeita:

cozinha perfeita
ARQUITETAS A&C – MAREL SÃO LUÍS

Atemporal e super exclusiva, esta cozinha projetada pelas arquitetas Andréa Matos e Caroline Pedraça combina os padrões madeirados com puxadores dourados para trazer leveza e aconchego ao espaço.

cozinha perfeita

Em alta no décor, cozinhas com vidro transparentes são perfeitas para quem busca muito estilo no projeto. Esse recurso, usado em equilíbrio, cria um efeito muito luxoso, perfeito para deixar louças especiais virarem protagonistas da decoração.

cozinha perfeita
Arquitetos Associados – Richard Lima e Rodrigo Martins – Marel São Luís

Combinando o branco da arquitetura mediterrânea, dos nichos Orga System, com o azul do mar das ilhas gregas, presente no Laccato Marino M3 do painel e dos móveis planejados, essa cozinha esbanja sofisticação e personalidade. Destaque também para os armários com frentes em estilo provençal, da Coleção Renoir, dando um certo ar retrô e familiar ao espaço. 

cozinha perfeita
Grace Dantas Arquitetura – Marel São Luís

O desafio deste projeto, criado pela arquiteta Grace Dantes, foi combinar a funcionalidade com conforto e harmonia. Para isso, o padrão Camoscio M2 foi usado maioria dos móveis para deixar uma base neutra, enquanto o Marino M3 proporcionou uma quebra visual, deixando o ambiente mais descontraído, unindo um estilo clássico e moderno para o projeto.

cozinha perfeita
Claudiana Maciel Arquitetura – Marel São Luís

O acabamento Roccia, que foi usado na cozinha, representa modernidade e sofisticação. A aplicação de materiais naturais, tons escuros e ao mesmo tempo neutros mesclados a solidez do Nero Marquina, conferem um ar autoral ao ambiente. 

Confira mais projetos de cozinha perfeita em nosso anuário!

Agência WX
por Agência WX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *