03 de janeiro

Cor do Ano Pantone 2019: tendência na decoração de ambientes

Há 20 anos, a Pantone realiza estudos de tendências para prever o comportamento da sociedade no uso de cores. No final de 2018, o principal assunto no campo do design de interiores foi a cor escolhida pela Pantone para representar o ano de 2019: a Living Coral, um tom rosado e alegre, encontrado em corais nas profundezas do oceano.

Segundo a Pantone, a cor Living Coral é acolhedora, energizante e vivificante, carregando o simbolismo da busca por conexões sociais e humanas, de forma espontânea. O tom rosado é gentil, quente e vibrante, trazendo à memória o conforto dos relacionamentos familiares, mas sem deixar de lado a influência que a tecnologia e as redes sociais possuem em nosso dia a dia.

Sandra Moura, um dos nomes de maior destaque na arquitetura brasileira, compartilhou conosco suas impressões sobre o Living Coral:

Com uma base laranja, o coral é uma cor viva, que remete a uma característica lúdica, criativa e alegre, simbolizando algo mais simples, democrático e energizante”.

O que é a Pantone?

A Pantone é a referência internacional quando o assunto é cor. Há mais de 50 anos, a Pantone cataloga cores e desenvolve novas tecnologias industriais para padronizar e gerenciar o uso de cores na produção de diversos produtos.

Com grande influência na indústria de bens de consumo, o Pantone Color Institute realiza pesquisas globais com o objetivo de entender a influência das cores em nosso cotidiano, mapeando e prevendo tendências.

Filmes, músicas, séries, jogos, quadros, exposições artísticas, novas tecnologias, entre outros elementos culturais contemporâneos, são analisados e mapeados para que seja possível encontrar as tendências do mercado consumidor, identificando qual é a trend color para o próximo ano.

Inspiração

O arquiteto Maurício Arruda (apresentador do programa Decora, no canal GNT), em uma entrevista recente à Revista Casa Vogue, comenta sobre como a cor Living Coral é fácil de incorporar em um ambiente.

Porém, Arruda alerta para os cuidados com uso da cor, dada à sua necessidade de muita luz. A recomendação é que a Living Coral seja explorada nos detalhes e nas sutilezas de um ambiente, sem exageros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *