07 de junho

Confira 4 dicas para projetar móveis para ambientes integrados

Tendência na arquitetura e decoração de interiores, os ambientes integrados trazem mais praticidade e amplitude aos imóveis. Além disso, melhoram a convivência social, já que há menos paredes isolando as pessoas. Entretanto, é preciso alguns cuidados na hora de projetar móveis para esse estilo. 

Apesar de uma solução interessante para ampliar espaços e melhorar a área de circulação, nem todos os cômodos podem ser integrados. Por exemplo, em alguns imóveis é preciso consultar se as paredes são apenas divisórias ou estruturais, o que afetaria a integridade da estrutura caso removida. 

1. Pense na convivência familiar 

Ambientes conjugados permitem melhor convivência entre a família e os amigos. Sem as tradicionais paredes isolando as pessoas, é possível aproveitar melhor os momentos de confraternização. 

Nesse caso, é importante que os móveis planejados não criem a limitação das antigas paredes, mas, pelo contrário, promovam maior interação. 

Uma solução bastante usual é a bancada integrando a cozinha com a sala, no estilo cozinha americana. Ela pode servir para as refeições, base de cooktop para o cozinheiro não ficar “escondido” e perder as conversas, ou até mesmo de apoio para trabalho. 

2. Otimize a sacada com os móveis certos 

Integrar a sacada com a sala de estar é uma ótima dica para dar mais espaço para toda a família, criando as famosas — e tão desejadas — varandas gourmet. Nesse caso, é preciso que os móveis planejados ofereçam uma estrutura confortável. 

Quanto aos móveis para varanda gourmet, o ideal é um armário planejado com pia e bancada próxima da área de churrasqueira. Além disso, o projeto deve criar um bom sistema de exaustão para que a fumaça não vá para o interior da residência. 

No caso de varandas sem churrasqueira, uma proposta interessante é apostar em um lounge. Uma linda mesa, poltronas confortáveis e, quem sabe, um mini-bar deixam o ambiente aconchegante e perfeito para relaxar. 

3. Respeite a funcionalidade do espaço 

Por se tratar de uma solução que libera espaço, os ambientes integrados são muito usados em imóveis com pouca metragem. Portanto, é importante que os móveis planejados tragam ainda mais funcionalidade e ergonomia aos ambientes. 

No caso de cozinha com lavanderia próxima, uma dica é separar os ambientes com uma porta de correr. Todavia, se essa intervenção tirar muito espaço de circulação, aposte em um projeto que integre os ambientes sem essa divisão aparente. 

Para isso, aposte em padronagens harmônicas e divisórias específicas, respeitando o local para os utensílios de cozinha e os da lavadora. Crie também nichos e armários para que os produtos não se misturem, mas de forma que a estética dos ambientes não conflite. 

4. Explore recursos disponíveis 

Atualmente, o mercado moveleiro oferece soluções inteligentes para ambientes integrados. Conhecer as últimas tendências em acessórios e produtos para móveis planejados para espaços conjugados proporcionará mais ferramentas criativas na hora de desenvolver um bom projeto. 

Por exemplo:

  • sistemas de ferragens que permitem a criação de mobiliário multifuncional, que se adapta conforme a necessidade de uso; 
  • aramados para melhorar a organização desses espaços; 
  • padrões inovadores com estéticas diferenciadas para que os espaços fiquem harmônicos;
  • revestimentos de alta durabilidade e resistência contra umidade, intempéries e oscilação de temperatura.

Ambientes integrados Marel Design Mobili para inspiração 

Confira, a seguir, alguns projetos de ambientes integrados desenvolvidos com soluções Marel Design Mobili: 

Sofisticado e atemporal

O arquiteto Thalles Maia apostou na integração da sala, cozinha e varanda para criar um ambiente mais amplo e acolhedor para um jovem casal que adora receber amigos e familiares em casa. 

A proposta foi o uso dos espelhos bronze para dar amplitude, sem perder o requinte, e o uso do amadeirado nas para trazer aconchego. Cores sóbrias e neutras nos móveis soltos e detalhes em dourado, a pedido da cliente.

Espaço multifuncional 

Um lugar que transmite alegria e aconchego, equipado para receber amigos, cozinhar e até mesmo funcionar como bar. Inspirado nos gostos e estilos dos clientes, os arquitetos associados Richard Lima e Rodrigo Martins desenvolveram essa linda varanda gourmet que integra a casa com a área externa da piscina. 

Toques de azul aparecem no Laccato Marino M3 do painel e dos móveis planejados. Todos os armários têm frentes em estilo provençal, da Coleção Renoir, dando um certo ar retrô e familiar ao espaço. O branco aparece também na contemporaneidade dos nichos Orga System. 

Conexão afetiva 

Conexão, essa foi a palavra que representou este projeto da arquiteta Renata Guimarães para um casal com filhos. Renata integrou a área gourmet com a área social e a cozinha, criando um ambiente mais espaçoso e harmonizado para reunir a família e os amigos. O lugar ficou totalmente personalizado, e atendeu todas as necessidades dos clientes, agregando peças da família.

Ambiente aconchegante e confortável 

Neste projeto, a arquiteta Helenice Cardoso criou uma área social integrada para a cliente que ama receber amigos e familiares. Para isso, priorizou uma área de fácil acesso e circulação, que trouxesse aconchego e conforto. 

Ela não poupou em trazer personalidade para o lugar, buscando junto conforto e praticidade apostou em uma paleta de cores que transmitem elegância, como o nude, tons bege e marrom. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone Instagram icone Youtube

Av. Duque de Caxias, 360 - Marrecas, Francisco Beltrão - PR, CEP: 85601-190 Telefone: (46) 3520-3000