03 de outubro

Como tornar uma cozinha mais prática?

Dicas para tornar seu projeto de cozinha mais funcional e prático!

Uma cozinha é um ambiente usado intensivamente no dia a dia. Por isso, não deve ser apenas bonita, mas também funcional. Há muitos anos, o setor moveleiro tem estudado as necessidades de usuários de cozinhas em todo o mundo. Assim, continuamente surgem novas ideias de como as cozinhas modernas podem ser equipadas de forma ainda mais prática.

Entre as principais pesquisas desenvolvidas pelo setor, identificou-se três características ou fatores que determinam uma cozinha prática:

  • Processos simples de trabalho (workflow);

  • Espaço disponível suficiente (space)

  • E alto conforto de movimento (motion).

Levando estes três pontos em consideração com o objetivo de equilibrá-los no ambiente, você certamente terá um projeto de cozinha adaptado às necessidades de quem irá utilizá-la. Mais do que uma cozinha prática, será um espaço dinâmico.

Confira algumas dicas de como integrar workflow, space e motion em uma cozinha:

Tamanho da residência e estilo de vida

Quem possui uma família grande, deve planejar mais lugar – especialmente para louças, panelas e mantimentos. O estilo de vida pessoal como, por exemplo, quem recebe com frequência, também pode influenciar na necessidade de espaço disponível.

Hábitos de comprar e de cozinhar

Quem gosta de cozinhar com sofisticação também deve considerar o local necessário para utensílios específicos. Quem vai frequentemente às compras, precisa de menos espaço para os mantimentos do que as residências que fazem suas compras apenas 1 ou 2 vezes ao mês.

Otimizando processos de trabalho

O trabalho na cozinha consiste essencialmente em processos repetitivos. Leve em consideração já na planificação da cozinha onde você precisará de quais utensílios. Desta forma, você poderá encurtar distâncias muito facilmente. Pergunte também ao seu projetista sobre a palavra-chave ergonomia para que você tenha tudo rapidamente à mão.

O ideal é que, com base nas suas atividades, você distribua a cozinha em setores. Isto vai poupar percursos e você poderá acomodar tudo no local onde vai precisar.

Por exemplo, no setor despensa estoque alimentos e mantenha-os em local de fácil acesso. No setor armazenagem, talheres, louças e copos têm seu lugar, melhor ainda se a lava-louças for colocada nas proximidades. E no setor preparação, encontram-se todos os auxiliares de cozinha necessários para a preparação dos alimentos.

Aproveitando o espaço disponível de forma otimizada

Você deseja o máximo possível de espaço disponível em sua nova cozinha? Sem problemas: basta escolher os armários ideais. Vale a pena perguntar sobre soluções inovadoras de armários. Elas criam espaço disponível em locais onde até então nunca se teria pensado ser possível.

A Blum do Brasil, uma parceria MAREL, oferece por exemplo despenseiros personalizáveis, armários de canto e armários estreitos para aproveitar até mesmo os menores espaços.

Manuseando móveis confortavelmente

A valorização de uma cozinha não depende apenas dos materiais de acabamento. Móveis que abrem com facilidade e do mesmo modo deslizam leve e silenciosamente são grandes diferenciais em uma cozinha bonita e prática. Experimente tecnologias de movimento, que tornam o trabalho na cozinha mais confortável do que nunca.

Com o sistema de amortecimento Blumotion, por exemplo, também da Blum do Brasil,  gavetas, portas e portas de elevação fecham leve e silenciosamente. Não importa o peso ou o impulso dado.

Já com o Servo-Drive, basta um toque na frente e gavetas e portas de elevação abrem automaticamente, graças ao sistema elétrico de auxílio de abertura.

E o Tip-On Blumotion combina abertura fácil e fechamento suave de gavetas sem puxadores de forma completamente mecânica. A abertura acontece com um leve toque na frente e, com um leve impulso, o fechamento.

Seja qual for a sua rotina ou hábitos, é sempre possível adaptar a cozinha às suas necessidades ou da sua família. Basta planejamento. Por isso, opte pelas soluções MAREL para unir tecnologia, qualidade e funcionalidade nos seus ambientes.

Marel
por Marel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *