18 de fevereiro

Checklist da reforma

Na prática, o primeiro passo para uma boa reforma é amadurecer a ideia do que você quer fazer. Esse é o momento de aproveitar para usar a imaginação e contemplar todas as possibilidades. Reflita com calma sobre o que pretende fazer e então pesquise referências e coloque os objetivos do projeto no papel. Qual a ideia fundamental, o estilo, os objetos… Com que cara que você gostaria de deixar o ambiente?

Seja casa ou apartamento, o bom planejamento é o salvador de qualquer reforma: confira as dicas que separamos para que a sua obra seja feita com menos imprevistos e sem gastos inesperados

1. Pesquise preços e compare orçamentos

Essa dica serve tanto para os materiais de construção quanto para a mão de obra. Peça diferentes orçamentos e faça comparativos, isso ajudará a escolher o que é melhor para você. Mas lembre-se de sempre considerar o custo-benefício, às vezes vale mais a pena fazer um investimento maior por um produto melhor, visando um resultado de qualidade superior

2. Faça um cronograma da sua obra, como:

  • Data de início da reforma;
  • Duração estimada da obra;
  • As etapas da reforma;
  • Valor total que você tem para investir na obra;
  • Custo previsto do material;
  • Valores extras incluídos durante o processo da obra;
  • Lista de materiais adquiridos;
  • Custo da mão-de-obra.

3. contrate um profissional

Sim, parece óbvio, mas às vezes queremos fazer nós mesmos e o projeto acaba saindo mais caro, por isso nossa dica fundamental é contratar um profissional, como um arquiteto ou um designer de interiores, assim ele pode te ajudar em todas as etapas da reforma e juntos vocês constroem um bom projeto, para que tudo saia do jeito que você sempre sonhou. 

4. Para mudanças estruturais, converse com um engenheiro

Se você pretende criar novas paredes, derrubar ou criar um segundo piso na sua casa, é fundamental que se converse com um engenheiro para entender a estrutura existente no seu espaço e as mudanças imaginadas. 

5. Esteja preparado para conviver com a obra

Esse é um ponto importante para o seu bem-estar e para que sua família conviva bem com todo o caos de uma obra. Se vocês ficarem morando na residência durante a obra, é importante cobrir móveis, guardar itens decorativos e se preparar para muita poeira.

6. Meça todos os seus espaços antes de qualquer compra

A trena será sua aliada durante a obra: tire sempre as medidas de seus espaços antes de comprar qualquer móvel, para não correr o risco de ficar pequeno ou grande demais em seu cômodo.

7. Acompanhe a obra com atenção

É importante que você tenha o hábito de visitar e conversar com os profissionais responsáveis pela obra periodicamente, para que nenhum passo seja tomado sem o seu conhecimento. É fundamental acompanhar esse processo para que tudo saia do seu jeito e não aconteça de a obra ser finalizada de um modo que não seja de seu agrado. 

A falta de planejamento é um dos erros mais comuns que levam as pessoas a gastarem mais do que poderiam e a demorarem mais do que gostariam na sua reforma.

Acompanhe a Marel nas redes sociais e tenha mais inspirações :
Instagram: @mareldesignmobili
Facebook: facebook.com/MarelDesignMobili
Pinterest: Marel Design Mobili

tania.marel
por tania.marel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *