Se você pensa em começar seu próprio empreendimento, o mercado de decoração pode ser uma ótima opção, com um mercado crescente e alta demanda. Quer saber o que é preciso para abrir uma loja de móveis planejados? Então, continue a leitura deste artigo e descubra!
Vale a pena começar um negócio na área de móveis planejados?
O segmento de design de interiores tem crescido no Brasil durante os últimos anos. Esse setor contempla um público de grande poder aquisitivo, disposto a investir em itens de luxo para projetos sofisticados e exclusivos.
Dessa forma, tanto designers e arquitetos quanto empreendedores têm espaço para construir um negócio de sucesso na área de móveis planejados.
Como abrir uma loja de móveis planejados
Um bom planejamento é a chave para uma empresa que quer ser bem sucedida desde o começo. Portanto, antes de abrir a sua loja, preste atenção nestes pontos:
Separe os documentos necessários
Para garantir que seu estabelecimento seja legalizado e esteja de acordo com as normas locais, evitando multas e outros problemas, serão necessários os seguintes documentos:
- CNPJ;
- cópia autenticada do RG e CPF do proprietário e/ou sócios;
- IPTU do imóvel;
- documentação na Junta Comercial;
- alvará de funcionamento;
- registro na Caixa Econômica Federal (FGTS e INSS).
- vistoria do corpo de bombeiros;
- documentos exigidos pelo município.
Faça um planejamento financeiro
Para isso, você vai precisar:
- calcular os custos iniciais, como registros, licenças, aluguel, equipamentos e reformas;
- definir o capital de giro inicial do negócio;
- estimar seus lucros e despesas mensais para avaliar como ter lucro em sua loja;
- criar metas de vendas realistas;
- projetar seu fluxo de caixa para os primeiros 12 meses;
- traçar um balanço patrimonial com ativos e passivos dos primeiros 12 meses;
- encontrar o ponto de equilíbrio, ou seja, o quanto você precisa vender para cobrir os custos mensais, semestrais e anuais.
Contrate uma equipe qualificada
Seus funcionários são o principal ponto de contato entre a empresa e os clientes. Por isso, ter um time profissional e qualificado fará a diferença nos seus resultados.
- defina o perfil de colaborador que você quer em sua loja. Dê preferência para aqueles que têm interesse e domínio no mercado de arquitetura, design e decoração;
- tenha um processo de contratação claro, que possibilite encontrar funcionários capacitados e prontos para o trabalho;
- padronize os processos internos para garantir um padrão de qualidade no atendimento;
- realize treinamentos e aprimoramentos antes de inaugurar sua loja.
Decida a origem dos seus produtos
Com a alta concorrência no setor de móveis planejados, garantir um fornecedor de qualidade para seus produtos será um diferencial para sua loja.
Outro ponto importante para levar em consideração é a logística de entrega dos parceiros, pois o atendimento é o que realmente irá fidelizar seus clientes.
Entendeu o que é preciso para abrir uma loja de móveis planejados?
Agora que você compreendeu do que precisa para abrir uma loja de móveis planejados, confira também nosso artigo Benefícios de ter uma revenda exclusiva da Marel e descubra como nossa expertise, tecnologia e suporte têm fortalecido nossos revendedores em negócios de sucesso.