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Marketing Sensorial: Como Utilizar os Cinco Sentidos Para Conquistar Clientes

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Marketing Sensorial: Como Utilizar os Cinco Sentidos Para Conquistar Clientes

Os cinco sentidos são a maneira com a qual recebemos os estímulos do mundo externo. Usamos a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar para experienciar o que está a nossa volta e, como essas sensações interferem nas nossas percepções e vivências, elas também são importantes para nos relacionar com uma loja ou uma marca.

Neste artigo você vai aprender a utilizar o marketing sensorial em sua loja de móveis para conquistar os clientes! Boa leitura.

O que é marketing sensorial

O marketing sensorial é uma estratégia que visa aumentar o vínculo dos clientes com uma marca e, até mesmo, incentivar a conversão, por meio dos cinco sentidos. Para isso, as ações devem levar em consideração recursos que criem uma atmosfera positiva e estimulem as sensações de forma agradável. 

Como trabalhar o marketing sensorial em sua loja de móveis

A seguir, confira dicas de como utilizar os cinco sentidos para oferecer ao cliente uma experiência agradável em sua loja de móveis, criando uma relação positiva dele com a marca e estimulando a compra:

Visão

A visão é um dos estímulos mais importantes, especialmente no mercado de móveis, já que, em conjunto com a qualidade, a estética é um fator decisivo para a conversão de uma venda. 

Uma loja de mobiliário de alto padrão não pode ser confusa, apertada, cheia de armários e balcões misturados uns com os outros. Para ter uma boa experiência, os clientes precisam conseguir visualizar os ambientes e ser convidados a imaginá-los dentro de suas casas.

Explore bem os cenários e aproveite o espaço de maneira a deixá-los separados uns dos outros o máximo possível para que o público consiga enxergá-los de maneira isolada e compreendê-los de maneira harmônica. 

Além dos móveis, componha os ambientes com elementos que ajudem a torná-los reais, como aparelhos eletrônicos e outros objetos. Tudo isso atinge o consumidor pela visão e incentiva-o a visualizar sua vida com esse mobiliário.

Marketing Sensorial: Visão

Olfato

O cheiro que uma pessoa sente em determinada situação é muito impactante na construção de sua memória. Além disso, sentir um aroma agradável em uma loja de móveis também ajuda na percepção do consumidor de imaginar que, com aquele mobiliário, sua casa ficará agradável e cheirosa. 

Estimular os cinco sentidos é conversar com o inconsciente das pessoas.

Audição

Comprar um móvel não é como comprar algo no supermercado. É um investimento que exige mais tempo e reflexão — e o cliente não se sentirá convidado a isso se estiver no meio de uma barulheira, em um ambiente tomado pela poluição sonora.

Construa, portanto, uma atmosfera acústica agradável em sua loja, evitando gritaria e anúncios. Para ajudar, experimente utilizar uma playlist de músicas suaves em volume baixo, que contribui positivamente com a experiência do cliente sem que ele efetivamente perceba. 

Tato

Dificilmente os clientes compram algo só olhando. As pessoas são táteis: gostam de pegar nas coisas que os interessam, e isso não é diferente com os móveis. 

Incentive-as, portanto, ao toque, e treine os vendedores para saber guiá-las e contribuir com essa percepção, falando sobre o quão lisas ou texturizadas são as peças, por exemplo.

Paladar

Quem é que não se sente mais bem-humorado provando algo gostoso? Como dissemos anteriormente, a compra de um móvel é um investimento que exige reflexão — e você pode estimular o cliente à conversão convidando para um delicioso café ou chá com biscoitos, o que também fará com que ele se sinta bem recebido na sua loja. 

Se você gostou dessas dicas e quer aprender mais sobre como conquistar clientes, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre estratégias de marketing para loja de móveis planejados!