23 de agosto

Quais os eletrodomésticos ideais para uma cozinha planejada moderna?

Diversos elementos precisam ser considerados no briefing de uma cozinha planejada moderna. Por exemplo, tamanho do ambiente, layout mais adequado, rotina de uso, necessidades e estilo dos moradores. Para acertar no projeto, é essencial considerar a escolha dos eletrodomésticos e como eles ficarão posicionados no ambiente. 

Antes de começar o projeto de móveis planejados para cozinha, é preciso saber exatamente o modelo e as medidas dos aparelhos. Isso é fundamental para evitar problemas maiores. Afinal, quando se fala em móveis planejados, considerando-se um projeto no qual cada milímetro do espaço foi otimizado perfeitamente. 

Portanto, imagina fazer o desenho da cozinha considerando um fogão embutido, mas, na apresentação, o cliente fala que queria um cooktop e um forno embutido?  Ou, então, especificar uma torre de eletrodomésticos com um forno de embutir de 34l, porém o cliente pede para colocar um de 73l. 

cozinha planejada moderna
Renata Guimarães de Melo Arquitetura & Interiores – Marel Santos 

Acertando na escolha dos eletrodomésticos para cozinha planejada moderna

Em muitos casos, nem mesmo o cliente sabe exatamente o que quer ou, então, pensa que precisa de um item porque viu em alguma referência, mas nem sempre aquilo se aplica à realidade dele. Compete ao especificador fazer esse filtro, para colocar no projeto somente aquilo que faz sentido para a vida do consumidor. 

Além da praticidade e funcionalidade, que são de praxe em uma cozinha planejada moderna, os eletrodomésticos precisam ser escolhidos com base na necessidade dos moradores. Isso é importante para oferecer usabilidade. Afinal, especificar um aparelho que não será usado é desperdício de espaço e, claro, dinheiro que poderia ser direcionando para algo mais útil no projeto. 

Para que esse direcionamento seja realizado da forma precisa, é importante dominar os tipos e modelos de eletrodomésticos ideias para uma cozinha planejada. Dessa forma, o especificador terá argumentos para defender o uso ou não do produto escolhido pelo cliente, auxiliando-o a fazer a melhor escolha. 

Confira, a seguir, uma lista com os principais eletrodomésticos, modelos disponíveis, recomendações de uso e indicação para projetos de móveis planejados. 

Geladeira Duplex, Inverse ou Side By Side

Para especificar o modelo ideal, é preciso avaliar o tamanho do cômodo, funcionalidade, custo-benefício, consumo de energia, se precisa de alimentação de água. Os modelos de geladeira mais comuns são:

Geladeira Duplex

Um dos modelos mais tradicionais, possui duas portas e tende a consumir menos energia. É possível encontrar modelos de geladeira duplex de variados tamanhos, o que permite combinações com praticamente todos os estilos de cozinha. 

Geladeira Inverse

Tendência em projetos, é uma opção moderna e prática, já que o nome do modelo deriva do fato de que o freezer fica na parte inferior, e o refrigerador em cima. Como os alimentos consumidos com mais frequência ficam na parte superior, proporciona mais facilidade e ergonomia. Entretanto, é um modelo maior, por isso, combina com ambientes com mais espaço. 

Geladeira Sibe By Side 

É a maior geladeira encontrado no mercado. Normalmente, ela é mais larga e funda que as demais. Extremamente prática, conta com bastante espaço para organizar os alimentos, deixando tudo à mão, mas consome mais energia. Esse modelo é mais indicado para cozinhas com muito espaço. 

Freezer horizontal ou vertical 

O freezer é um ótimo eletrodoméstico para famílias com grande necessidade de armazenar alimentos, e com espaço extra no projeto. Todavia, é comum clientes que confundem o freezer com o congelador do refrigerador. Vale a pena deixar isso claro no briefing. 

Freezer horizontal 

Tem maior espaço interno, consome menos energia e aumenta a durabilidade dos alimentos. Ideal para quem precisa armazenar com frequência grandes peças de carne, entre outros. Normalmente, fica posicionado na área de churrasqueira ou despensa, já que é aberto em poucas ocasiões. 

Freezer vertical

Conta com prateleiras que facilitam a organização, porém tem espaço interno menor. É um modelo mais compacto e visualmente combina mais com projetos de cozinha. Recomendado para quem usa os itens com mais frequência. 

eletrodomésticos para cozinha planejada moderna
Magdale Medeiros e Keuren Leite – MK Arquitetura; Marel João Pessoa
 

Fogão

Devido a grande variedade de modelos, tamanhos e estilos, o fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes para uma cozinha planejada moderna. Afinal, é com ele que a “mágica acontece”, sendo o bom desempenho do fogão necessário para o preparo de ótimas refeições. 

Avaliar o tamanho da família e hábitos de alimentação ajuda a definir o melhor modelo de fogão. Se fazem a maior parte das refeições fora de casa, não vale a pena apostar em um fogão muito grande. Por outro lado, se adoram cozinhar e receber visitas, a necessidade muda. 

É preciso cuidado quanto a nomenclatura dos modelos, já que é fácil o cliente pedir um, mas pensando em outro. Considere a quantidade de bocas, assim como se terá forno, nesse caso, um ou dois. 

Fogão de piso 

É o modelo de fogão convencional, que fica apoiado no chão. Prático e completo, há diversas marcas, modelos e tamanhos, dos mais simples aos modelos mais gourmet. Entretanto, esse modelo tende a não combinar muito com móveis planejados. 

Fogão de embutir 

Combina os benefícios de um fogão completo com o design de forno embutido e cooktop. Normalmente, é usado em cozinhas planejadas pela sensação de unidade que traz e melhor aproveitamento do espaço.  

Cooktop

Consiste somente na mesa do fogão e pode ser encontrado em diversos tamanhos, quantidade de bocas, modelos e funcionamento. Semelhante ao cooktop, existe o fogão dominó, que são bocas pequenas muito práticas, perfeito para uma bancada de apoio se o projeto de cozinha permitir. 

Forno e micro-ondas de embutir

Na maioria dos projetos, o forno é embutido na torre quente, também conhecida como torre de eletrodomésticos, torre de fornos ou torre de cocção. Basicamente, é um mobiliário onde ficam embutidos o forno e o micro-ondas, proporcionando um efeito estético elegante e funcionalidade, já que os aparelhos ficam posicionados no mesmo lugar. 

Entretanto, nem todos os projetos de cozinha planejada necessita desse espaço. Para isso, avalie se o fogão escolhido já possui forno e, nesse caso, se realmente há a necessidade de um forno a mais. 

Em relação ao micro-ondas, esse eletrodoméstico se tornou quase indispensável na vida das pessoas. Extremamente prático e funcional, é difícil quem abra mão dele. Hoje em dia, existem diversos modelos disponíveis no mercado, desde os mais compactos que ficam apoiados na bancada, até opções de embutir que combinam perfeitamente com os móveis personalizados. 

cozinha planejada moderna
Sávio Rossetto e Mateus Santos – Spazio Design – Marel Francisco Beltrão 

Depurador, coifa ou exaustor 

Indispensáveis nos projetos, principalmente em cozinhas compactas, esses acessórios ajudam a remover odores, fumaça e gordura do ambiente, contribuindo para deixá-lo mais limpo e higiênico, assim como conservar melhor os móveis e demais eletrodomésticos. 

Depurador

Absorve o ar com odores, fumaça e gordura, liberados pelo preparo dos alimentos, filtra-os internamente e devolve para o ambiente. 

Coifa

O funcionamento da coifa é semelhante ao depurador, porém, em vez de devolver o ar para o ambiente ela joga para fora, através de um duto. Alguns modelos de coifa também fazer a função de depurar. 

Existem dois modelos de coifa:

Coifa de parede

Instalada na parede, é o modelo mais tradicional, indicada para projetos em que a cozinha tem pouco espaço. 

Coifa de teto ou coifa de ilha 

Indicada para projetos de cozinha planejada moderna com bastante espaço disponível, onde é possível criar uma ilha, em que o fogão fica no meio do ambiente.

Exaustor

Usado quando o espaço não possui nenhum tipo de circulação de ar, como em apartamentos, por exemplo. O exaustor puxa o ar limpo para o cômodo para substituir o ar com odor e fumaça. 

Lava-Louça de piso ou embutir 

A lava-louças facilita a vida das pessoas, fazendo com que tenham mais tempo para se dedicar a outras coisas. Embora seja o sonho de muita gente, devido a praticidade, nem todos os projetos suportam uma lava-louças. 

Para instalar esse eletrodoméstico, é preciso de um ponto elétrico, de esgoto e de água, além de espaço, é claro. Todavia, se o cliente atender os requisitos, vale a pena apostar nesse equipamento. 

Os modelos de lava-louça disponíveis são a de piso, que fica posicionada no chão, ou a de embutir, que proporciona um visual mais clean, o que combina mais com um projeto de cozinha planejada moderna. 

Máquina de lavar: Frontal ou Superior?

Cozinhas planejadas com área de serviço integrada são cada vez mais comuns. Nesse caso, a máquina de lavar acaba se tornando uma espécie de eletrodoméstico para cozinha, uma vez que precisa “conversar” com os demais itens. 

Por exemplo, se os itens da cozinha são todos em inox, uma máquina branca acabaria destoando. Basicamente, há duas opções no mercado, a máquina com abertura superior e com abertura frontal. A abertura frontal tem um design mais discreto e moderno, o que combina mais com o estilo de cozinhas planejadas.  

cozinha planejada moderna
Elenice Cardoso – Marel Santos

Onde posicionar os eletrodomésticos em uma cozinha planejada moderna 

Como citado, antes de planejar os armários da cozinha, é preciso pensar nas medidas dos eletrodomésticos. No caso de modelos embutidos, isso é ainda mais necessário. Existem alguns truques que facilitam a disposição dos elementos no cômodo. 

Por exemplo, fogão, geladeira e pia precisam formar um “triângulo”, isso proporciona mais ergonomia no dia a dia. A lava-louça também deve ficar próxima desses três setores. Posicionar micro-ondas e forno em uma torre de eletrodomésticos facilita a rotina. 

Uma bancada, entre a pia e o fogão, serve de base para apoiar panelas quentes e manipular alimentos. Normalmente, eletroportáteis não devem ficar próximo do fogão, para evitar o acúmulo de gordura. Além dessas dicas, o projeto da cozinha planejada moderna deve respeitar o estilo dos moradores, entregando conforto, praticidade e muito estilo. 

Buscando um parceiro para seu projeto de cozinha? Encontre a loja Marel mais próxima!

Agência WX
por Agência WX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *