20 de setembro

Como projetar móveis planejados para escritório de advocacia

Existem características que estão diretamente atreladas a uma profissão. No caso da advocacia, uma dessas características é a credibilidade. É por isso que todos os elementos que compõem a comunicação do advogado devem passar credibilidade — e isso inclui os móveis planejados para escritório. 

Muita gente ainda acredita que a mobília só serve para desempenhar uma função específica. Uma cadeira só serviria para se sentar, por exemplo. Isso está errado. Móveis são parte da comunicação de qualquer empresa e é sobre isso que queremos falar neste material. 

Móveis planejados para escritório: a recepção que dá segurança 

Normalmente, uma pessoa procura um escritório de advocacia quando está com algum problema, enfrentando uma situação que lhe traz medo, insegurança. 

Nesse caso, ela provavelmente não vai confiar em um escritório cuja sala de recepção passe uma impressão de desleixo, desorganização e confusão — e é nesse ponto que muitos advogados pecam. 

A mobília da recepção deve ser planejada para surpreender positivamente o visitante. Os móveis devem conversar entre si. Portanto, precisam fazer parte do mesmo projeto decorativo. 

Você pode ser mais tradicional, recorrendo aos tons amadeirados ou pode buscar uma decoração mais moderna, minimalista. O que você não pode é comprar móveis separadamente, esperando que eles, magicamente, criem uma decoração coesa. 

É por isso que investir em móveis planejados é sempre a solução mais eficiente. 

O escritório que acolhe 

Depois de aguardar na sala de recepção, o cliente irá à sala do advogado para explicar a sua causa. Trata-se de um momento delicado, no qual ele se abrirá com um completo desconhecido em busca de ajuda.

Nessa situação, o projeto mobiliário pode ser acolhedor. Assim, o cliente se sentirá mais confortável para contar detalhes da sua queixa, o que ajudará o advogado a entender o caso. Ao se sentir acolhido, o indivíduo também tende a se desarmar de suas desconfianças, facilitando o processo de confiança no trabalho do escritório. 

Um exemplo simples para essa situação é o conforto que a cadeira traz. Se ela for desconfortável, exigindo que a pessoa fique se mexendo a todo momento, a conversa com o advogado será prejudicada. 

A iluminação também deve ser uma aliada. Ao criar um projeto de móveis planejados para escritório, os arquitetos devem avaliar a iluminação do ambiente, verificando como ela conversará com os tons da mobília. Isso ajuda a tornar o local mais aconchegante para os visitantes. 

Os banheiros eficientes 

Os banheiros do escritório devem ser eficientes e limpos. Sendo assim, a mobília deve facilitar o trabalho da equipe de limpeza. De nada adianta um armário bonito, mas que não pode ser limpo adequadamente. 

Novamente, a iluminação é uma aliada, já que ela pode ajudar o visitante a se sentir mais confortável, sabendo que ele pode estar nervoso devido ao seu problema jurídico. 

A luz fria pode combinar com móveis em tons mais claros, mas isso varia de acordo com a planta do imóvel. O importante é aproveitar cada centímetro para criar uma decoração agradável. 

O ambiente de trabalho que dribla o cansaço 

Um outro ponto importante na escolha de móveis planejados para escritório de advocacia é o impacto que eles terão no dia a dia dos funcionários do local. É importante que a mobília facilite o trabalho dessas pessoas. Os armários, por exemplo, devem ser projetados para contribuir com o trabalho de quem precisará organizar processos. 

A equipe de limpeza não pode ter dificuldades para ter acesso aos móveis. Caso contrário, o acúmulo de sujeira será inevitável. Os móveis também precisam ter certa resistência, de modo que não risquem ou manchem com facilidade. 

Outro ponto importante na decoração é como essa mobília conversará com a iluminação e com os itens de decoração. É importante que o ambiente não se torne visualmente pesado, já que isso pode contribuir com o cansaço mental de quem ficará horas no local. 

Por fim, a ergonomia não pode ser esquecida. Beleza e conforto devem andar sempre de mãos dadas — e, na dúvida, escolha sempre o conforto. A saúde dos colaboradores agradecerá. 

Decoração é comunicação. Nem sempre as pessoas se dão conta disso. Sendo assim, é importante estudar as necessidades de cada ambiente, traçando estratégias e ganhando argumentos para poder convencer as pessoas disso — assim como faz um bom advogado. 

Escolher os móveis planejados para escritório é uma missão e tanto. Por isso, conte com a Marel Design Mobili no seu próximo projeto! 

Agência WX
por Agência WX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *