25 de agosto

Você sabe a diferença de MDF e MDP? Entenda o que são e os usos desses materiais

Uma das dúvidas mais comuns de quem trabalha com projetos de móveis é a diferença de MDF e MDP. Afinal, para criar o mobiliário perfeito, é preciso dominar as matérias-primas existentes no mercado, e saber o melhor uso de cada material. 

MDF e MDP são duas nomenclaturas usadas para chapas de madeira. Apesar de originadas da mesma fonte, árvores de pinus ou eucalipto de reflorestamento, possuem estruturas bem distintas uma da outra. 

Diferença de MDF e MDP

MDF é a sigla para Medium Density Fiberboard ou, em tradução direta, Placa de Fibra de Média Densidade. Já MDP significa Medium Density Particleboard, ou, Placa de Partícula de Média Densidade

Portanto, a principal diferença entre elas é que as chapas de MDF são feitas de fibras de madeira, enquanto as chapas de MDP são compostas de partículas de madeira. Ambas são produzidas por um processo praticamente idêntico e com as mesmas tecnologias. 

Estrutura e característica do MDP 

As chapas de MDP são produzidas com três camadas, uma grossa no miolo e duas mais finas nas superfícies. Por ser feito de partículas, o MDP apresenta uma textura “porosa”. Isso faz com o produto seja mais leve e tenha maior resistência ao empenamento e a fixação de parafusos. 

diferença de MDF e MDP
Chapa de MDP é composta por três camadas, uma mais grossa no interior e duas mais finas nas extremidades 

Estrutura e característica do MDF 

Já o MDF é um material uniforme, plano e bastante denso, resultado da aglutinação das fibras de madeira com resina sintética. Características que garantem ao produto maior durabilidade e permite trabalhos de design, como usinagem, entalhamento e outros acabamentos. 

diferença de MDF e MDP
Chapas de MDF apresentam estrutura homogênea, ideal para trabalhos que necessitam de acabamento refinado

Como são fabricadas as chapas de MDF e o MDP 

O processo de fabricação desses dois tipos de chapas é bastante similar, a diferença de MDF e MDP nessa fase é quanto ao processamento da madeira. Entenda: 

  • Coleta de madeira, as mais usadas pela indústria moveleira são pinus e eucalipto, cultivadas em regiões de reflorestamento;
  • As árvores são cortadas e transformadas em toras, que são levadas até a fábrica onde são classificadas conforme o índice de umidade; 
  • Toras são trituradas por uma máquina até virarem cavacos (pequenos pedaços de madeira, com aproximadamente 2cm);
  • Os cavacos são processados. Para virar MDP eles são transformados em partículas de madeira; Para a fabricação de MDF os cavacos são convertidos em fibras; 
  • A moldagem das partículas ou fibras são feitas em máquinas formadoras, por uma espécie de colchão, onde são misturadas com resina (cola) própria e em seguida prensadas sob alta temperatura e pressão; 
  • Por fim, elas recebem tratamento e passam por testes de qualidade, densidade, tração, inchamento e absorção. 

Indicação de MDF e MDP 

O MDP pode ser usado em partes com linhas retas, que não precisam de usinagem e/ou pintura, ou em partes estruturais dos móveis, como caixas, fundos, prateleiras e portas, deixando o móvel mais leve e resistente contra empeno ou fixação de parafusos. 

Por ser uma chapa de madeira homogênea, o MDF é mais indicado para partes de móveis em que a criatividade e o design entram em ação. Por exemplo, peças com usinagem em baixo-relevo, entalhamento de partes aparentes e outros acabamentos. 

Outra diferença de MDF e MDF é em relação ao processo de pintura. Por ser mais poroso e cheio de ar, o MDP acaba absorvendo mais tinta, deixando imperfeições e irregularidades na superfície. Já o MDF permite um acabamento mais fino, como aplicação de laca. 

Como visto, não existe um material melhor do que o outro, mas sim uma aplicação mais indicada. Para a criação do mobiliário perfeito, combina-se o melhor de cada matéria-prima. Para isso, é preciso avaliar critérios como a forma que o móvel será composto, onde será instalado e o acabamento que receberá. 

Agora que você já entendeu a diferença de MDF e MDP, que tal saber como nascem os móveis Marel?

Agência WX
por Agência WX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *