Segundo relatório divulgado pelo Sebrae, quase metade dos brasileiros tem o desejo de empreender — mas é importante se planejar muito bem para isso. De acordo com estatísticas do IBGE, 80% das pequenas empresas não chegam a completar seu primeiro ano de vida.
Se você é uma das pessoas que seja alcançar sua liberdade financeira por meio do próprio negócio, leia este artigo que traz quatro dicas de como ser um empreendedor de sucesso!
1. Se prepare, monetária e psicologicamente
A caminhada no empreendedorismo, especialmente ao longo dos primeiros anos, pode ser cheia de altos e baixos um pouco assustadores para quem não está acostumado. Sair de um emprego em regime CLT e se tornar dono do próprio negócio pode trazer grandes frutos e muita liberdade (tanto de tempo como financeira), mas, no início, diminuir a sua segurança.
Toda história de empreendedor de sucesso começa com alguns momentos de dúvidas e angústias, e embora isso seja esperado, não quer dizer que seja fácil. Por isso é importante se preparar para dar esse passo, tanto financeira como psicologicamente.
Guarde uma certa quantidade de dinheiro que te permita viver com tranquilidade se as coisas estiverem complicadas no início e assegure-se, trabalhando o emocional, de que você está preparado para enfrentar os eventuais desafios.
2. Conheça o mercado a fundo
Independentemente da área que você deseja empreender, é fundamental ter o máximo de conhecimento possível sobre ela. Estude a fundo o comportamento do mercado, dos consumidores, as prospecções futuras, as principais necessidades do setor e, até mesmo, os obstáculos mais comuns.
Na hora de começar um negócio, entender o seu segmento é mais importante até do que habilidades de gestão e administração: elas são extremamente necessárias também, mas podem ser aperfeiçoadas ao longo do tempo. Já o conhecimento sobre o mercado precisa estar muito presente desde o primeiro passo.
3. Desenvolva o plano de vida do negócio
O plano de negócios é mais que um documento, é uma ferramenta que vai guiar a sua empresa desde o primeiro momento. Isso porque ele deve conter tanto a análise de mercado sobre a qual falamos no tópico anterior quanto os principais objetivos da empresa e as estratégias de como alcançá-los.
Criá-lo é o primeiro passo para tornar o empreendimento mais tangível, pois ele ajuda a delinear seus caminhos.
4. Atualize-se constantemente
Se todo profissional que quer desenvolver uma carreira sólida sabe que precisa de atualização constante, um empreendedor jamais pode deixar isso de lado. Um dono de negócio parado no tempo significa uma empresa estagnada, o que não pode acontecer se quiser ter sucesso.
Por isso, tenha em mente que você “nunca saberá o suficiente” e permaneça sempre estudando, aprimorando suas habilidades de gestão e observando atentamente às novidades, seja no setor, no comportamento dos consumidores ou na sociedade como um todo.
Se você se interessou por esse conteúdo e está querendo abrir sua própria empresa, saiba que a escolha do seu nicho de atuação é um momento muito importante e que exige muita pesquisa. Leia o nosso artigo sobre porque entrar no mercado de móveis de alto padrão para entender para conhecer melhor essa possibilidade tão promissora para os novos negócios.