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Arquitetos Empreendedores – Dicas para Gerir e Organizar Gastos Iniciais

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Arquitetos Empreendedores: Dicas para Gerir e Organizar Gastos Iniciais

Em um mercado de alta concorrência como o da arquitetura, quem não sabe se reinventar e inovar acaba ficando para trás. Por isso, a cada dia vemos mais exemplos de arquitetos empreendedores, que decidiram dar um passo de coragem e investiram em um negócio próprio.

Contudo, apesar de atrativo, este caminho não é para qualquer um. É preciso não apenas ter um perfil empreendedor, como também tomar as decisões corretas para garantir o sucesso do seu investimento.

Neste artigo, você vai conhecer as principais características dos arquitetos empreendedores, modelos de empreendimento na área e aprender dicas de como gerir e organizar os gastos iniciais. Confira!

Quais as características dos arquitetos empreendedores?

Ser um arquiteto empreendedor requer habilidades específicas, que nem sempre são ensinadas nos cursos formais. Porém, todas podem ser desenvolvidas através de prática e dedicação.

Algumas delas são:

  • criatividade;
  • automotivação;
  • visão estratégica;
  • confiança;
  • inovação e solução de problemas;
  • liderança;
  • inteligência emocional;
  • persuasão;
  • adaptabilidade;
  • tomada de decisão.

Como decidir em que área empreender?

Existem diversas formas para empreender no ramo de arquitetura. Mas antes de decidir, existem alguns fatores que você deve levar em conta:

Especialização

Conheça seus pontos fortes e fracos, esteja aberto a se aprofundar em conhecimentos e construa o seu diferencial de mercado;

O que o mercado quer

O sucesso do negócio depende de sua produção e fornecimento. Portanto, esteja atento às necessidades do setor e a como você pode atendê-las;

O que você gosta de fazer

Este ponto está diretamente ligado aos seus valores pessoais, inspirações, sonhos e projetos. É fundamental que você tenha paixão pelo que faz.

Agora que você tem um norte, pode escolher entre as mais diversas opções de áreas de atuação, como design de interiores, planejamento urbano, paisagismo, restaurações, cenografia, obras etc.

Abri meu negócio: como gerir e organizar os gastos iniciais?

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a gerenciar os gastos iniciais do seu novo negócio.

1. Não misture contas pessoais às da empresa

Além de causar muita confusão e dores de cabeça na contabilidade, misturar as contas pessoais com as de sua empresa pode gerar problemas na hora da declaração dos seus impostos.

2. Registre todas as movimentações

Entradas, saídas, notas fiscais e pagamentos: cada transação feita com o dinheiro da sua empresa deve ser detalhadamente registrada.

3. Crie um limite para suas despesas fixas

Descubra onde você pode reduzir seus gastos, começando com as despesas que não contribuem diretamente para o resultado final do seu negócio.

4. Tenha um fundo de emergência

O fundo de emergência da sua empresa deve ser suficiente para cobrir de três meses a um ano de despesas. Assim, você terá segurança para lidar com possíveis imprevistos e momentos de crise.

Se você leu esse artigo e está pensando em ser um arquiteto empreendedor, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o mercado de móveis planejados. Quer saber como? Leia também Como Começar Um Negócio Na Área de Móveis Planejados?