28 de janeiro

A cultura e as influências dos anos 1980 no design

A década de 1980 é inesquecível. Conhecer mais sobre as décadas passadas é importantíssimo para entendermos suas influências atuais, principalmente na arquitetura e no design de interiores.

Plano de fundo dos anos 1980

Infelizmente, no Brasil, os anos 1980 são conhecidos como a década perdida, por causa das grandes crises financeiras que o país enfrentou. Porém, mesmo com todas as dificuldades, os brasileiros obtiveram acesso às artes que influenciaram toda uma geração por meio tecnologias como a televisão, o cinema e o nostálgico WalkMan.

No cenário internacional, o grande destaque dos anos 1980 foram os Estados Unidos, que  passavam por um período de oscilação na economia, influenciando a cultura da época, ao mesmo tempo em que enfrentava uma Guerra Fria contra a Rússia, com ameaças reais de uma guerra nuclear.

O período foi muito fértil para a criação artística estadunidense, possibilitando que todo o mundo conhecesse a cultura e o comportamento da nação americana.

Dessa forma, a década de 1980 foi marcada pelo consumo do entretenimento massivo, destacado pelos filmes, com inúmeros lançamentos de temática despreocupada como Star Wars, Indiana Jones, Curtindo a Vida Adoidado, E.T, Esqueceram de mim, De Volta para o Futuro e Exterminador do Futuro.

Na música, o gênero pop (nos quais Michael Jackson e Madonna são referências da época) alterou a forma como consumimos música, transformando os concertos musicais em verdadeiros espetáculos, com luzes, danças e cenografia primorosa.

Estética dos anos 1980

Além do cinema e da música, todas as obras de arte, por serem um reflexo do estilo de vida da época, nos auxiliam a entender a estética dos anos 1980. Os artistas, em geral, rejeitavam o uso dos meios considerados tradicionais de arte: pintura e escultura.

Porém, quando expressavam sua arte por meios tradicionais, obtinham no dadaísmo e no expressionismo as suas referências, com uso de cores fortes e vivas, formas agressivas e despreocupadas, utilizando figuras do cotidiano e realizando críticas à sociedade globalizada.

Retrô: os anos 1980 nos dias de hoje

Diversas influências culturais têm surgido como uma espécie de renascimento dos anos 1980 em dias atuais. Movimentos artísticos saudosistas, como o gênero musical VaporWave, possuem forte referência ao período tecnológico e nostálgico da década de 1980, adotando a estética do período como algo relevante para a sociedade atual.

A moda, que opera em ciclos, ressignificou peças de roupas e cores para os dias atuais, sendo comum encontrarmos os mesmos estilos do passado.

As produções de filmes e séries passaram a reviver franquias antigas ou adotar a gloriosa época como fonte de inspiração, como por exemplo: Stranger Things, a nova trilogia Star Wars, a regravação de clássicos como “IT: A Coisa” e a explosão dos filmes de super-heróis no cinema.

Influência dos anos 1980 na decoração de ambientes

A escolha da Living Coral como a Cor do Ano para 2019 é um exemplo de como o passado influencia os nossos dias. A coloração é vibrante e muito presente dos anos 1980, com aplicação em produtos, artes e filmes da época.

Os ambientes dos anos 1980 são conhecidos pela transição do clássico ao contemporâneo, gerando disrupção ao misturar elementos de diversos períodos estéticos.

Nos anos 1980, o design dos interiores contava com forte presença de tons brancos e marrons, com detalhes de cores fortes, como azul, amarelo e vermelho. As estampas também eram predominantes, referenciando o estilo italiano Memphis, com uso abstrato de formas coloridas.

Sem dúvidas, os anos 1980 podem fazer parte da inspiração para um ambiente. Ao consumir o conteúdo artístico da época, vários insights podem ser gerados, sendo possível encontrar pontos de contato e nuances especiais entre o pós-moderno e o contemporâneo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *