Uma gestão de loja bem organizada e eficaz é a base para o sucesso no mercado de móveis planejados. Isso porque, quando bem executados, o conjunto de ações que compõem a gestão de uma empresa evita problemas e gastos desnecessários.
Para ajudar você a alcançar os melhores resultados com o seu negócio, neste artigo, listamos práticas fundamentais para garantir um bom gerenciamento de loja nas áreas de:
- gestão de pessoas;
- gestão financeira;
- gestão de estoque;
Se interessou? Então continue a leitura e confira!
4 dicas para a gestão de pessoas em uma loja de móveis planejados
A gestão de sua loja de móveis planejados começa pelo cuidado com a sua equipe. Ela é o principal ponto de contato entre sua marca e os clientes, por isso deve estar sempre bem alinhada.
Escolha as pessoas certas
Recrute pessoas que representem a imagem da sua marca, com interesses alinhados ao que sua loja está vendendo. Se você oferece móveis de alto padrão, considere colaboradores que tenham interesse em arquitetura, design e decoração.
Invista em integração e treinamento
Muitas vezes, o funcionário ou o candidato a uma vaga de emprego se encaixa no perfil que você procura, mas ainda precisa desenvolver os conhecimentos técnicos. Nesse caso, não descarte o profissional: lembre-se que é mais fácil ensinar habilidades do que moldar o comportamento.
Padronize os processos
Tenha os processos bem definidos e garanta que toda a sua equipe saiba como executá-los. Só assim você alcançará um alto padrão de qualidade no atendimento.
Envolva os funcionários
Sempre que possível, monte as escalas de trabalho considerando a disponibilidade da sua equipe. Raramente é possível agradar a todos, mas incluir seus colaboradores nas decisões pode ser muito útil para aumentar o engajamento.
5 dicas para controle financeiro na gestão de loja de móveis
A má gestão do fluxo de caixa pode desestabilizar o seu negócio e, em alguns casos, ser o fim do seu empreendimento. Por isso, é preciso bastante atenção e disciplina ao lidar com as finanças.
Cuidado com os vencimentos
Atente-se aos prazos de vencimento das contas, evitando juros adicionais. Uma boa tática é criar um cronograma de pagamentos para não perder nenhuma data.
Não misture pessoal com empresarial
Utilize uma conta para a loja separada da sua conta pessoal. Isso irá ajudar tanto na gestão de caixa como no momento de declarar os impostos.
Registre tudo
Monitore suas despesas regularmente. Atualmente, existem diversos softwares de livro de caixa que deixam esse processo mais simples e automatizado.
Siga o planejamento
Crie um orçamento para definir metas de gastos e receitas. Lembre-se sempre de mantê-lo atualizado.
Prepare-se para imprevistos
Tenha uma reserva de caixa para possíveis emergências ou períodos de baixa nas vendas.
4 dicas de gestão de estoque para lojas do segmento moveleiro
A gestão de estoque inclui todos os processos que mantêm a quantidade certa de peças em sua loja. Para isso:
Mantenha a frequência
Realize conferências frequentes de inventário, registrando entradas e saídas em um sistema de gestão ou uma planilha.
Reuna forças diferentes
Incentive a integração dos departamentos. Se um vendedor percebe maior procura de determinado produto, é vantajoso que isso seja relatado para a equipe de compras.
Organize e padronize
Crie um sistema de organização de estoque que seja intuitivo e garanta que todos os funcionários saibam segui-lo.
Encontre parceiros confiáveis
Tenha um fornecedor de confiança. Essa parceria será fundamental para garantir os prazos de entrega e qualidade dos produtos.
A Marel Design Mobili está há mais de 50 anos no mercado e tem estabilidade e experiência para estar ao seu lado na jornada de criar um negócio de sucesso.
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Confira também o nosso artigo Venda De Móveis — Veja Os Benefícios De Ter Uma Revenda Exclusiva Da Marel Design Mobili, no qual contamos em detalhes as vantagens que podemos oferecer em uma parceria de sucesso com você.