Quando um empreendedor decide viabilizar a sua empresa, é preciso que tenha em mente um bom plano de negócios.
Essa ferramenta auxilia a estruturar o empreendimento através de um planejamento realista, prevenindo possíveis dificuldades logo nos primeiros meses de abertura.
Pensando nisso, este guia foi desenvolvido para ajudá-lo a entender o que é necessário para criar um plano de negócios detalhado para a sua loja de móveis planejados. Continue lendo!
5 passos para executar o plano de negócios da sua loja de móveis
Existem tipos diferentes de empresas, mas todas elas seguem a mesma linha de estruturação. Abaixo, separamos cinco passos importantes para você elaborar um plano de negócios:
1. Crie um sumário executivo
Neste documento, você deve reunir as principais informações do negócio, definindo missão, valores, objetivo, perfil da empresa, principais produtos e investimento financeiro. Não tenha medo de ser prolixo, porque quanto maior o conhecimento que você tiver da sua empresa, mais fácil será guiá-la.
2. Faça análise de mercado
A análise de mercado vai te ajudar a entender o nicho no qual você está entrando. Quem são os seus concorrentes? Quais são os pontos fortes e fracos entre vocês? Aqui, você também pode reunir informações relevantes sobre o local da sua empresa e como ela vai se destacar entre as demais.
Leia também: O que é preciso para abrir uma loja de móveis planejados
3. Defina seu perfil de clientes
Uma das etapas mais importantes do plano de negócio é a definição do perfil de cliente que você deseja para a sua empresa.
Este é o momento para reunir informações e identificar qual é o público da sua loja. Leve em consideração dados como faixa etária, gênero, onde mora, escolaridade e renda.
4. Crie um plano de marketing
A internet se tornou um canal primordial de vendas e você pode utilizá-la para oferecer um “plus” aos seus clientes. Neste passo, você definirá em quais canais a sua empresa atuará, se haverá venda online ou não, como você apresentará o seu produto e, principalmente, como fará para que saibam da existência da sua loja.
5. Escolha bem seus fornecedores
Contar com um fornecedor que cumpre prazos e tem um processo de logística bem estruturado vai garantir satisfação para a sua loja e também para o seu cliente. Por isso, busque sempre parceiros que tenham compromisso, pontualidade e ofereçam segurança ao seu consumidor.
Se você quer aprender mais sobre como iniciar seu negócio no segmento moveleiro, confira também o artigo no qual listamos 3 erros para você evitar ao abrir uma loja de móveis.