30 de agosto

Cozinha planejada com ilha: diferentes layouts, tamanho mínimo e mais

Inspirada no modelo americano, a cozinha planejada com ilha é uma opção funcional e moderna para quem busca sofisticação. Esse modelo é desejado por muitas pessoas, principalmente por quem ama gastronomia, pois o cozinheiro fica no centro das atenções. 

Apesar disso, é preciso avaliar se o ambiente possui condições mínimas para suportar um projeto de cozinha com ilha. Contudo, se o tamanho for confortável, e a estrutura permitir as intervenções necessárias, vale a pena investir nesse layout. 

Tendência na arquitetura contemporânea, a cozinha planejada com ilha é composta por uma bancada posicionada no centro do ambiente. Normalmente, ali ficam instalados o cooktop e/ou cuba e mais um espaço reservado para refeições rápidas. O que caracteriza uma ilha é ter espaço de circulação por todos os lados. 

Dessa forma, é possível explorar a divisão dos setores da cozinha com mais liberdade e praticidade.Entretanto, sempre respeitando a regra do triângulo. Para entender mais sobre os setores de cozinha, indicamos a leitura deste conteúdo aqui.

Layout de cozinha com ilha 

As ilhas otimizam o layout de cozinhas amplas, aumentando a bancada para o preparo dos alimentos e refeições. Da mesma forma, oferecem mais locais para armazenar itens, melhorando a organização do ambiente. Devido à variedade de funções, as ilhas podem ser desenvolvidas de diferentes maneiras, a depender da necessidade e estilo de cada projeto. 

Não existe uma regra específica que delimite o que deve ter em uma ilha de cozinha, a combinação dos elementos dependerá do espaço disponível e do que é mais necessário. Normalmente, os elementos que podem ser trabalhados nas ilhas de cozinha são:

  • Cooktop/fogão;
  • Cuba;
  • Coifa ou depurador;
  • Bancada de apoio;
  • Bancada de refeições;
  • Estante, armários e gavetas;
  • Cadeiras/banquetas;
  • Prateleiras suspensas;
  • Mesa de jantar. 

Qual a medida mínima de uma cozinha planejada com ilha? 

É claro que o olhar de cada profissional servirá de norte para definir se o ambiente pode ou não receber uma ilha. Entretanto, para ter um espaço confortável e funcional, algumas medidas básicassão:

  • Circulação: 90 cm (mínimo) – 120 cm (máximo) entre todos os lados da ilha e as paredes ou demais móveis no entorno;
  • Altura: igual a bancada da cozinha, normalmente 90 cm de altura, mas pode ser mais alta conforme a estatura dos usuários;
  • Largura: 100 cm; 60 cm para a parte de cocção/limpeza e 40 cm para as pessoas que ficam nos acentos; 
  • Comprimento: 60 cm para cada assento. O mais indicado é fazer a bancada com, no mínimo, dois assentos, ou seja, 120 cm de comprimento;
  • Assentos: no mesmo nível da bancada (90 cm), normalmente usa-se uma banqueta mais alta; ou quando o apoio para refeições é mais baixo (80 cm) cadeiras de jantar dão conta do recado;

Portanto, o tamanho mínimo de uma ilha seria: (100 cm de largura x 120 cm de comprimento x 90 cm de altura). Avaliando o espaço de circulação, e os demais móveis da cozinha, o ambiente precisa ter, no mínimo, 360 cm x 360 cm para receber uma ilha. 

Dicas:

  • A área de circulação não deve ser maior que 120 cm, pois compromete a funcionalidade do espaço. Imagina ter que ficar andando com uma panela quente por toda essa distância? 
  • Ao projetar a ilha, lembre-se que toda a parte de tubulação de água, esgoto, gás e fiação elétrica passarão por baixo do piso. Avalie se a obra permite isso. 
  • Caso seja necessário remover uma parede para dar lugar a ilha, confira se essa parede não é estrutural. Se for, o projeto deve ser repensado;
  • Se a ilha não atender as dimensões mínimas, significa que ela é desnecessária. Portanto, avalie a possibilidade de uma península ou bancada; 

A cozinha planejada com ilha também é uma excelente alternativa para integrar ambientes. Além dos mais tradicionais, com a sala, é possível explorar novas possibilidades, por exemplo, integrando-a com a varanda. 

Além da questão estética, a cozinha planejada com ilha é muito buscada pela funcionalidade. Uma vez que o cozinheiro não fica isolado, como nos modelos fechados, mas vira o centro das atenções, conseguindo interagir com os convidados. Dessa forma, ressignificando o espaço e a experiência no entorno desse ambiente tão importante para o lar. 

Inspiração: projetos de cozinha planejada com ilha executadas em parceria com as lojas Marel 

cozinha planejada com ilha
Caroline Gomes Designer – Marel São Luís
cozinha planejada com ilha
Caroline Gomes Designer – Marel São Luís
cozinha planejada com ilha
Ana Amélia Interiores – Marel Santos
cozinha planejada com ilha
Ana Amélia Interiores – Marel Santos
cozinha planejada com ilha
Spazio Design – Marel Francisco Beltrão
cozinha planejada com ilha
Spazio Design – Marel Francisco Beltrão
Agência WX
por Agência WX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *